Atrações Turísticas
Ilhéu da Baleia
O Ilhéu da Baleia é uma formação rochosa de origem vulcânica localizada na Baía da Ponta da Barca, concelho de Santa Cruz da Graciosa, ilha Graciosa, Açores.
Esta formação geológica localizada nas Coordenadas geográficas de 39º05´ Norte e de 28º03´ Oeste, no litoral na Baía da Ponta da Barca faz parte de uma área de paisagem protegida, mais precisamente da IBA do Ilhéu da Baleia e da Baía da Ponta da Barca.
A rocha basáltica desta formação apresenta uma cor avermelhada e a forma algo semelhante a uma baleia, cetáceo a que foi buscar o nome.
Praia da Graciosa
.Esta é uma Praia muito procurada tanto pelos habitantes locais da Ilha, como pelos muitos turistas que se deliciam com as boas condições das águas em conjunto com um aprazível areal, tão raro nesta Ilha vulcânica. É também famosa entre os adeptos de mergulho, que encontram nas paisagens submersas e nas muitas espécies que as povoam, excelentes condições para a prática da modalidade.
Barro Vermelho
A Praia do Barro Vermelho incluída na Zona Balnear do Barro Vermelho, é uma praia portuguesa localizada no concelho de Santa Cruz da Graciosa, ilha Graciosa, Açores.
Esta praia constituída por pequenos calhaus rolados, na sua maioria basálticos e com origem vulcânica sobranceira a uma enseada rochosa constitui-se numa importante zona de lazer, durante o Verão. Anexo a este local encontra-se um parque de merendas que complementa à praia. Esta zona insere-se no Parque Natural da Graciosa.
No rochedo vulcânico formaram-se piscinas naturais de águas límpidas e com óptimas condições para a prática de mergulho.
Termas do Carapacho
As Termas do Carapacho são uma estância termal situada na Ilha Graciosa, no arquipélago dos Açores. Conhecidas pelas suas águas já desde o século XVII, ditas milagrosas pelos antigos.
A água termal utilizada em todos os serviços disponíveis apresenta uma temperatura de emergência de 40ºC, tendo como principais características o enxofre, o cloreto e o sódio. É especialmente indicada na prevenção e tratamento de patologias do foro reumatológico, sendo utilizada em serviços termais num conceito de saúde, lazer e bem-estar.
A Caldeira da Graciosa que se constitui no Monumento Natural da Caldeira da Graciosa é uma formação geológica de origem vulcânica localizada no concelho de Santa Cruz da Graciosa, ilha Graciosa, Açores.
Esta caldeira vulcânica denominada Caldeira da Graciosa caracteriza-se, pelo ponto de vista da morfologia vulcânica por ter duas regiões principiais: Trata-se de um vulcão poligenético com cerca de 2 quilómetros quadrados, e ocupa toda a parte sudeste da ilha da ilha Graciosa junto com uma plataforma orientada no sentido NW, que forma uma região de natureza basáltica com cerca de 40 quilómetros quadrados e é constituída por cerca de 55 cones monogenéticos ou cones de escórias com escoadas lávicas associadas.